quarta-feira, 3 de outubro de 2012


Posted: 02 Oct 2012 07:26 PM PDT
Apesar de recente, está em curso um complexo processo de construção de novas identidades profissionais das Guardas Municipais, elevadas à condição de nova agência no campo do sistema de segurança pública e justiça criminal brasileiros. Esse fato acaba tendo uma singular importância por conta das eleições municipais, dando mais visibilidade à temática da reforma das instituições de segurança pública e do sistema de justiça criminal – é claro, isso ocorre porque as Guardas Municipais tem como poder o governo dos municípios.

Essa discussão toma corpo potencializada pelo clamor popular e pelas linhas de financiamento abertas pelo governo federal, desde princípios dos anos 2000, seja através do Fundo Nacional de Segurança Pública, seja através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Ao lado da mobilidade urbana, o novo padrão organizacional de atuação das Guardas Municipais será a grande vedete das eleições de 2012. Vários fatores sinalizam nessa direção.

Não podemos ignorar a repercussão dos novos editais públicos de custeio de políticas de segurança com foco na prevenção, assim como as mudanças normativas que tramitam no âmbito do Congresso Nacional, com vistas a (re)definir uma nova gramática de atuação das Guardas Municipais e, no limite, dos municípios na segurança do direito à cidade e à cidadania. Nesse contexto, o Senado aprovou em 16 de maio o projeto que cria o Sistema Nacional de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp), condicionando o envio das informações de segurança pública ao repasse de recursos oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, sendo que, para os municípios, há ainda outra exigência: a existência de Guarda Municipal. Exigência semelhante, diga-se de passagem, já havia sido incorporada à Lei n.º 10.201, de 14 de fevereiro de 2001, que cria o Fundo Nacional de Segurança Pública, pela Lei n.º 10.746, de 10 de outubro de 2003, que estabelece grau de prioridade maior no recebimento dos recursos do Fundo para municípios que mantenham Guarda Municipal, realizem ações de policiamento comunitário ou, ainda, implantem Conselhos de Segurança Pública.
Essa possibilidade de ampliação das atribuições das Guardas Municipais vem encontrando eco junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública, vinculada ao Ministério da Justiça, e ao Congresso Nacional, especialmente através, respectivamente, da constituição de um marco novo regulatório e de um conjunto de Propostas de Emendas à Constituição, em especial a chamada PEC 534/2002, que modifica o §8º do art. 144, da Constituição Federal, ao agregar às funções das Guardas Municipais a de “proteção das populações”.

A falta de clareza da(s) identidade(s) profissional(is) das Guardas Municipais acaba por obliterar sua legitimação social e institucional, inviabilizando seu reconhecimento público como instituição fundamental na prevenção das violências e da criminalidade e na consolidação de um modelo de segurança cidadã, baseado efetivamente na compreensão dos múltiplos fatores que afetam e estão correlacionados com a segurança e com a convivência nas cidades, no bojo da segurança dos direitos, passível de ser inferida por uma leitura constitucional da segurança como um direito social.

O que falta? Com certeza: melhor mobilização, organização e planejamento das mais de mil Guardas Municipais existentes no país.

Como fazer? Com formação e informação nos marcos da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, a exemplo de experiências ainda isoladas, como a Academia Estadual de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul. Os Guardas municipais formados estão sendo provocados e provocando tensões para uma construção de novos modelos de segurança pública e de policiamento comunitário desde as cidades.

Estamos frente, enfim, a uma possibilidade histórica, e bastante concreta, de, a um só tempo, construir uma nova identidade profissional das Guardas Municipais na gestão integrada da prevenção das violências e dos crimes que emergem nas cidades, acompanhada de uma nova legitimação municipal no campo da segurança cidadã junto à população.

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*Autores: 
Aline Kerber (Socióloga e Especialista em Segurança Pública e Cidadania; Diretora de Pesquisa do Instituto Fidedigna; Coordenadora do 1º Censo sobre Ações de Segurança Pública do RS)
Eduardo Pazinato (Mestre em Direito; Secretário Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas; Presidente da Associação dos Secretário e Gestores Municipais de Segurança Pública do RS; Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã da Faculdade de Direito de Santa Maria).
fonte:BLOG AMIGOS DA GUARDA CIVIL

terça-feira, 2 de outubro de 2012

GM de Apiaí participa de simulado


 GUARDA CIVIL E BOMBEIROS REALIZAM SIMULAÇÃO EM APIAÍ
No dia 02/10, o corpo de Bombeiros e a Guarda Municipal de Apiaí realizaram um simulado de acidente de transito.
Na simulação, os bombeiros foram acionados para atender a um acidente em que um veiculo havia capotado,ficando a Guarda Municipal responsável pelo isolamento e controle do transito.
Segundo o comandante da GM Sergio Moraes, foi uma grande oportunidade para todos aprimorarem as técnicas, para que assim possam estar cada vez mais preparados para melhor servir a população.

Confira algumas imagens! 
                                                    GCM cuidando do isolamento das vias               
                                               



                                                               Bombeiros em ação

                                                         

Tenente Renó e Comandante Sergio Moraes


quarta-feira, 26 de setembro de 2012

CONCURSO GCM DE APIAÍ
INSCRIÇÕES ATRAVÉS DO SITE:
http://www.consesp.com.br/


Como a força policial moderna evoluiu


Durante o início da história do policiamento, os cidadãos foram os principais responsáveis ​​pela manutenção da lei e da ordem entre si. Aqueles que serviram como policiais e juízes de paz fizeram voluntariamente e não eram normalmente pagos por seus serviços. Chefe de condado, ou xerifes, foram empregados em tempo integral para supervisionar as atividades policiais dentro de seus condados da Inglaterra e seus municípios nas colônias.

Este sistema baseado vagamente em controle social funcionou muito bem durante séculos, especialmente em regiões mais rurais e menos povoadas. No entanto, o fim dos anos 1700 e início de 1800 viu uma explosão populacional nas grandes cidades nos Estados Unidos e Inglaterra. Tumultos e distúrbios civis eram comuns, e tornou-se cada vez mais claro que havia uma necessidade de uma forma mais permanente e profissional de aplicação da lei que levaria a autoridade oficial do governo.

O começo do policiamento moderno


 Filósofos, sociólogos do campo recentemente em evolução da criminologia, incluindo o jurista e filósofo Jeremy Bentham , começou a idealizar uma força policial centralizada para proteger os cidadãos e manter a ordem.
Talvez o defensor mais poderoso para uma força policial profissional foi Sir Robert Peel, um Ministro do Parlamento, que serviu como secretário do Interior do Reino Unido na década de 1820. Em 1829, Peel estabeleceu os Serviços da Polícia Metropolitana de Londres. Com a fundação da força policial de Londres, Peel tornou amplamente considerado tanto por criminologistas como historiadores como o pai do policiamento moderno. Policiais britânicos ainda são conhecidos carinhosamente como "Bobbies", em honra de seu primeiro nome, Robert.

Oposição pública


O conceito de um sistema centralizado de força policial e profissional foi difícil de ser aceitado pela sociedade e foi recebido inicialmente com muita resistência. Havia um temor de que uma força policial iria essencialmente, comportam-se como mais um braço militar. Como resultado, houve uma relutância compreensível em aceitar serem controlados pelo que muitos achavam que seria uma força de ocupação.

A fim de superar esta oposição, Peel ficou conhecido por organizar a estrutura para que a força policial fosse composta e de como um bom policial devia comportar-se. Não há ressalvas sobre se ele já que claramente enumerou suas ideias em um tipo de formato munuciosamente listado, é de consenso geral que ele criou o que são até hoje considerados os princípios primários de policiamento.


Princípios de Policiamento


Os "Princípios Peelianos", como são chamados frequentemente, insistem que:

  • ·         O objetivo da polícia é de prevenir o crime e manter a ordem.
  • ·         O trabalho da polícia depende da aprovação e confiança do público, a fim de efetivamente fazer o seu trabalho.
  • ·         O objetivo final do policiamento é para assegurar o cumprimento da lei voluntariamente pela comunidade.
  • ·         A polícia deve ser firme quando desempenha suas funções no cumprimento da lei, mantendo a imparcialidade e não ser influenciados pela opinião pública.
  • ·         O uso controlado da força física é para ser usado como um último recurso, apenas quando as outras formas de persuasão falharem.
  • ·         Os agentes policiais devem lembrar que eles são, também, membros do povo e que o seu objetivo é servir e proteger a população.
  • ·         A verdadeira demonstração da eficácia de qualquer força policial não é o número de prisões e ações policiais tomadas, mas a ausência de conduta criminosa e violação da lei.

Apoio público para Polícia


Os esforços de Peel foram muito eficazes para acalmar os temores e preocupações do público. Além dos princípios de policiamento, Peel e seus apoiadores tomaram outras medidas para garantir que houvesse uma distinção clara entre os policiais e os militares profissionais. A Polícia usavam uniformes azuis, em contraste com o vermelho escarlate das forças armadas reais, eles foram proibidos de portar armas, e em todos os momentos a importância da manutenção da confiança pública era de  impressionar os membros da força.

Vindo para a América


Este conceito de força policial moderna logo encontrou seu caminho para os Estados Unidos, embora não seja implementado exatamente da mesma maneira como foi em Londres. Durante o século seguinte serviu para o conceito de policiamento evoluir nos EUA pois os princípios e ideais de Sir. Robert Peel e seus adeptos foram expostos por profissionais da lei em todo o mundo, conceituado por policiais e criminologistas igualmente.

Oportunidade de Carreira promissora


Graças em grande parte, aos esforços de homens como Sir Robert Peel, o campo da criminologia tem se expandido muito, abrindo o caminho para inovações e descobertas para estabelecer novas oportunidades de carreiras promissoras na aplicação da lei e da justiça criminal.

Originalmente escrito por Timothy Roufa tenente da maior agência de aplicação da lei em todo o estado da Flórida.




Traduzido por GM Renato de Lucena

Fonte: Blog amigos da guarda civil

segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Estão abertas as incrições para prenchimento de 12 vagas para o cargo de Guarda Municipal em Apiaí (masculino e feminino).
De 24/09 a 08/10 todos poderão se inscrever através do sitehttp://www.consesp.com.br/. Valor 28,50.
BOA SORTE A TODOS!!!

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


GUARDA MUNICIPAL RECEBE VIATURA
J á esta operando a nova viatura da guarda municipal de Apiaí, uma Land Rover modelo defender. O veículo foi doado pela secretaria de segurança pública do estado de São Paulo onde era usado pela policia civil.
A aquisição foi mais uma conquista do comandante Sergio Moraes, em parceria com o delegado de policia Dr. Valmir Oliveira Barbosa e o delegado Seccional de Itapeva Dr. Amilton Gianfratti.
Após enviado o pedido, a GM recebeu a resposta positiva do delegado Geral da Policia Civil de São Paulo, Dr Marcos  Carneiro Lima e posteriormente o despacho do governador Geraldo Alckimin que publicou a doação no diário oficial.
Como o veiculo estava sendo usado pela policia civil, foram necessárias algumas modificações, como pintura e nova adesivação, sendo que a Prefeitura Municipal adquiriu os materiais e o serviço foi executado com a ajuda dos próprios GMs.
Segundo o comandante, o novo veículo será utilizado em ocasiões em que se fizerem necessário o transporte de um grande número de agentes, como festas e demais operações, isso se da devido a capacidade de transporte de vários guardas, além de possuir cela para condução  de pessoas que eventualmente vierem a ser detidas.
O comandante Sergio agradece aos delegados Dr. Valmir Barbosa e Amilton Gianfatti, que não mediram esforços para viabilizar a aquisição, a Prefeitura Municipal , o Prefeito Emilson, que cederam todos os materiais necessários, a oficina do Dema e ao pintor João, que gentilmente realizaram o serviço de pintura.
É através de parcerias como essas que a Guarda Municipal esta se tornando referencia entre os municípios, através de um trabalho realizado com muita competência e acima de tudo, o respeito ao maior patrimônio de um município, a vida do cidadão.



segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Transporte de vítima crítica, o que fazer?


Por Marcio Ribeiro/ O GCM que é Sargento do Chips.



Em patrulhamento na zona norte de São Paulo, em 11/09/2012 populares solicitaram a intervenção dos componentes da viatura 30207 (IR-Fó) na prestação de primeira resposta a uma colisão de Auto versus moto, na Avenida Itaberaba, a colisão era com um veiculo Taxi Idea e um entregador de botijão de gás, o qual teve como mecanismo de Trauma sua projeção ao solo e em seguida a moto e o botijão, prontamente estabilizado pelo motorista da viatura da GCM Ribeiro, que também é habilitado em Enfermagem até a chegada do SAMU, para seu transporte critico até o complexo hospitalar do Mandaqui, na segurança de cena permaneceu o GCM Cleiton, na coleta de dados e apresentação posterior a autoridade GCM Melo.

Veja algumas dicas para o transporte seguro de vítimas:

1 - Conheça as peculiaridades locais: rede hospitalar, condições de tráfego, bases descentralizadas,opções de transporte aeromédico, boa interação na comunicação entre central de despacho (regulação),Bombeiros/Samu ou nas cidades que possuam 192.

2 - Observe sempre os três aspectos: segurança do cenário, uso de Equipamentos de Proteção Individual e cinemática do trauma/clinico.

3 - Ao identificar um paciente critico, trate de estabilizar as funções vitais(abrir vias aéreas,manter uma boa oxigenação, conter hemorragias externas, imobilizar, monitorização) para rapidamente, decidir pelo transporte adequado.

4 - Não demore mais que dez minutos na cena. Alguns procedimentos de estabilização poderão ser adotados dentro da viatura do SAMU ou RESGATE, pela equipe durante o trajeto ao hospital de referência.

5 - Lembre-se socorrer não é *So correr*. Muitas vezes condutores desenvolvendo altas velocidades e realizando manobras arriscadas podem comprometer a segurança da missão.

6 - Em pacientes vitimas de trauma, a imobilização é um ponto crucial. A colocação correta do colar cervical, um correto entrosamento das equipes na manipulação da vitima, protegendo ao máximo a coluna vertebral, com o adequado uso da prancha rigida, faz toda a diferença na preservação de danos ao segmento raquimedular. Lembre-se que em traumas penetrantes o uso do colar cervical poderá estar dispensado.

7 - Em casos de transporte prolongado(algumas horas ou mais de um dia), considerar medidas de segurança como fixação de tubos, autonomia de reserva de oxigênio e procedimentos avançados( intubação,sedação,drenagem torácica,acesso venoso,analgesia, poderão ser requeridos sobre a orientação ou supervisão de um médico a distancia.

8 - A reavaliação constante deve ser um ponto fundamental sobretudo no que tange aos seguintes itens: Escala de Coma de Glasgow, acessos venosos, controle da hipotermia, saturação de O2. e outros procedimentos necessários.

9 - A comunicação prévia com o hospital referenciado e a devida documentação de todos os procedimentos executados são fundamentais, especialmente nos aspectos éticos-legais.

10 - Não provoque mais danos, Afinal, o destino de nossa vitima depende de quem faz a primeira resposta, Esta responsabilidade cabe a equipe que prestou o atendimento inicial a vitima.

GCM de Santa Bárbara d'Oeste faz apreensão de 6.000 pipetas de cocaína‏


A Equipe de APOIO Tático da GCM de Santa Bárbara do Oeste com os Patrulheiros Lacerda, Sandrin, Bandeira e Denis.

Na noite de Segunda-feira 10.09.12 as 23:50 hrs, durante patrulhamento pelo bairro Nova Conquista, avistaram quando um individuo que estava pelo final da rua Jose Nazato, pulou o muro existente pelo local, acessando com isto uma área verde, os patrulheiros desceram da viatura seguiram o individuo com o intuito de abordá-lo, porém por ser um local sem iluminação e um terreno bem acidentado e cheio de arvores, não foi mais visualizado o individuo.

Foi solicitado a outra viatura de APOIO Tático com o Subinspetor Morais, patrulheiros Douglas Domingos e Firmino para a localização do individuo; 

Em meio a mata, sendo que os Patrulheiros Lacerda e Denis, localizaram uma trilha em meio a mata no sentido no qual caminhou o individuo e ao chegar no final da trilha observaram que naquele local sob uma folhas já secas, havia uma tampa de tambor e ao verificar constatou-se tratar de um tambor enterrado onde foi localizada as drogas no interior.

Haviam em seu interior 5.749 pipetas de cocaínas 4,136 kg já pronto para serem comercializada, e mais 1. 224 Kg de um pó branco provavelmente utilizado para aumentar o volume da droga, alem de 76 pipetas vazias sem serem utilizas.

Diante dos fatos toda a droga foi apresentada no plantão policial e ao ser relatado os fatos ao Del Pol Dr Rômulo Goob, o mesmo determinou que fosse elaborado um BO PC de Apreensão de Droga, sendo posteriormente toda a droga apreendida.

FONTE: BLOG DO GCM DUARTE